-------------------------------------------------------------------senha dos arquivos zipados= gabapentina--------------------------------------------------------

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Azóis e Inibidores da Bomba de Prótons

Na farmacoterapia é muito comum o uso de mais de uma droga, principalmente quando falamos de idosos que em sua maioria utilizam mais de três drogas diariamente. Entretanto o risco de interações medicamentosas e efeitos colaterais é eminente sendo comum o uso de inibidores da bomba de prótons (esomeprazol, lansoprazol, omeprazol, pantoprazol, rabeprazol) e quando administrados concomitantemente com antifúngicos imidazólicos como cetoconazol ou itraconazol, podem reduzir em até 85% a absorção do antifúngico, sendo assim deve ser evitada esta combinação. Porém em alguns casos não é possível a substituição dos fármacos.

Esta redução de absorção deve-se ao fato do IBP deixar o meio gástrico com pH mais alto, impossibilitando absorção do imidazólico, entretanto estudos mostram que o uso de IBP e imidazólico é mais eficaz quando ingere-se 240 mL de algum refrigerante de cola para acidificar o trato gástrico, deixando a queda da absorção em aproximadamente 35%. 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, dúvida ou crítica, que servirá para a melhora do blog, e gostando, curta e/ou siga o blog...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...